Um dos anúncios produzidos pelos alunos.
Uso das linguagens verbal e não verbal na composição dos anúncios
Turmas empenhadas no projeto
Produção dos anúncios
Campanha quer conscientizar para a preservação do espaço escolar
Janelas destruídas
No próximo dia 22 de outubro, partir das 19 horas, a Escola Estadual “Maroja Neto”, localizada no bairro da Pedreira, em Belém, lança campanha de “Preservação do Meio Ambiente”, com foco na preservação do espaço escolar. A campanha vem sendo desenvolvida pelos alunos das turmas 402 e 102, do turno da noite, dentro da disciplina Língua Portuguesa, mas já vem recebendo adesão de outras turmas que começam a se envolver também com o projeto. A proposta é que os demais turnos também abracem a iniciativa.
A escola tem registrado nos últimos anos alguns casos de violência, envolvendo tanto agressão física entre alunos como agressão contra o patrimônio escolar, com pichação de paredes, quebra de carteiras, de portas, de janelas e de louças sanitárias e até mesmo desperdício de merenda. Como o assunto é motivo de preocupação da comunidade escolar, a campanha foi planejada para sensibilizar os alunos quanto à problemática.
Para desenvolver a campanha, a professora trabalhou com os seus alunos o gênero textual “Anúncio Publicitário”, em que uma sequência didática foi aplicada para assegurar aos discentes o conhecimento e o entendimento sobre a função do gênero e noções sobre Educação Ambiental. Nas aulas, eles tiveram a oportunidade de fazer um diagnóstico sobre a realidade da escola, conhecer conteúdos como linguagens verbal e não verbal, uso de verbos no imperativo, entre outros e, ainda, produzir os anúncios que serão afixados e distribuídos na escola. “O objetivo é mostrar aos alunos a importância desse gênero no nosso dia-a-dia como seres sociais e contribuir com a mudança de uma realidade na Escola “Maroja Neto”, dando oportunidade para que os alunos e toda comunidade escolar sejam agentes de transformação de um contexto em que vivem”, explica a professora Tânia Monteiro, responsável pelo projeto.
A campanha tem o apoio da direção, da coordenação pedagógica e do Conselho Escolar, que incentivam o desenvolvimento de projetos na escola como forma de tornar o ensino mais significativo e atraente aos discentes, conforme explica a vice-diretora Margareth Andrade.
Adesão - O projeto vem recebendo adesão de vários outros docentes, como os professores Adilson Cordeiro, Lucimar Moraes e Tarcilene Reis, que vem trabalhando a temática também com os seus alunos, tanto de turmas do Ensino Fundamental menor como da Educação Especial. Para a professora Lucimar, o trabalho com o tema da Educação Ambiental é importante para assegurar aos alunos um conhecimento maior sobre seus direitos e deveres, preparando-o para a cidadania, além de contribuir para ajudar a solucionar um grave problema na escola: a questão da violência.
A escola tem registrado nos últimos anos alguns casos de violência, envolvendo tanto agressão física entre alunos como agressão contra o patrimônio escolar, com pichação de paredes, quebra de carteiras, de portas, de janelas e de louças sanitárias e até mesmo desperdício de merenda. Como o assunto é motivo de preocupação da comunidade escolar, a campanha foi planejada para sensibilizar os alunos quanto à problemática.
Para desenvolver a campanha, a professora trabalhou com os seus alunos o gênero textual “Anúncio Publicitário”, em que uma sequência didática foi aplicada para assegurar aos discentes o conhecimento e o entendimento sobre a função do gênero e noções sobre Educação Ambiental. Nas aulas, eles tiveram a oportunidade de fazer um diagnóstico sobre a realidade da escola, conhecer conteúdos como linguagens verbal e não verbal, uso de verbos no imperativo, entre outros e, ainda, produzir os anúncios que serão afixados e distribuídos na escola. “O objetivo é mostrar aos alunos a importância desse gênero no nosso dia-a-dia como seres sociais e contribuir com a mudança de uma realidade na Escola “Maroja Neto”, dando oportunidade para que os alunos e toda comunidade escolar sejam agentes de transformação de um contexto em que vivem”, explica a professora Tânia Monteiro, responsável pelo projeto.
A campanha tem o apoio da direção, da coordenação pedagógica e do Conselho Escolar, que incentivam o desenvolvimento de projetos na escola como forma de tornar o ensino mais significativo e atraente aos discentes, conforme explica a vice-diretora Margareth Andrade.
Adesão - O projeto vem recebendo adesão de vários outros docentes, como os professores Adilson Cordeiro, Lucimar Moraes e Tarcilene Reis, que vem trabalhando a temática também com os seus alunos, tanto de turmas do Ensino Fundamental menor como da Educação Especial. Para a professora Lucimar, o trabalho com o tema da Educação Ambiental é importante para assegurar aos alunos um conhecimento maior sobre seus direitos e deveres, preparando-o para a cidadania, além de contribuir para ajudar a solucionar um grave problema na escola: a questão da violência.
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