A Escola Estadual "Maroja Neto" lançou no dia 22 de outubro "Campanha de Preservação do Espaço Escolar", que envolveu aulas de Língua Portuguesa, no trabalho com o gênero textual "Anúncio Publicitário", e o tema transversal Meio Ambiente. A iniciativa foi da professora Tânia Monteiro em parceria com os professores Lucimar Moraes, Adilson Cordeiro e Tarcilene Reais, que já desenvolvem várias atividades interdisciplinares dentro da escola. A vice-diretora. Margareth Andrade; o representante do projeto Florestabilidade, da Fundação Roberto Marinho, Ronaldo Andrade; e professoras/alunas do Mestrado Profletras, da Universidade Federal do Pará, Helena Viena e Silvana Bandeira, participaram do lançamento, juntamente com outros convidados, servidores e alunos da Escola.
Com o projeto, a meta é levar os alunos à reflexão sobre uma questão que preocupa a comunidade escolar: a violência contra o patrimônio físico da escola e entre os alunos. Desta forma, durante dois meses, os discentes das turmas 402 (Fundamental) e 102 (Médio) foram convidados a criar uma "campanha publicitária" a fim de tentar sensibilizar a todos para o problema. No trabalho com o gênero "Anúncio Publicitário" foi discutida a função desses textos quando estão em circulação social e, ainda, apresentados conteúdos referentes às linguagens verbal e não verbal; uso de verbos no imperativo, entre outros. Eles também fizeram um diagnóstico sobre a realidade ambiental da escola, identificando portas e carteiras quebradas; desperdício de merenda pelos alunos; paredes pichadas; poluição sonora por causa do uso de celulares com músicas em volume alto nos corredores etc.
A partir daí, eles passaram a construir os anúncios para distribuição e afixação na escola, em campanha que busca envolver o público dos três turnos. Os anúncios foram apresentados durante o lançamento do projeto denominado de "Gênero textual Anúncio Publicitário: ensino, persuasão e Meio Ambiente", orientado pela professora dra da UFPa, Leila Assef, do Profletras. Os alunos também doaram lixeiras à escola para reforçar o combate ao problema. O anúncio "Escola Limpa é Escola Boa" foi escolhido pelos alunos para ilustrar as camisas que foram produzidas exclusivamente para a campanha.
Por ocasião do lançamento, os alunos que participaram do projeto "Câmara Mirim", em Brasília, foram homenageados para marcar um ano do projeto completado naquela data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário