quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Agência Pará divulga matéria sobre lançamento do projeto ambiental na Escola "Maroja Neto"

Escola Maroja Neto lança campanha contra depredação e violência entre alunos


Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 23/10/2014 18:06:00
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=106249
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Maroja Neto”, localizada na Avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, aliam criatividade à produção de textos e imagens, com o objetivo de livrar o ambiente escolar de depredação e da violência entre os alunos. Na quarta-feira (22), a escola lançou a Campanha de Preservação do Espaço Escolar, mobilizando as turmas para criação de anúncios publicitários, que serão afixados nas dependências da escola, e para a realização de outras ações destinadas à conscientização da comunidade educacional. Participaram do lançamento da campanha técnicos do Projeto Florestabilidade, uma parceria da Fundação Roberto Marinho e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A campanha surgiu diante da necessidade de modificar o cenário de depredação no ambiente escolar, identificada pelos estudantes das turmas 402 do Ensino Fundamental e 102 do Ensino Médio. Essa percepção do cenário negativo na escola se deu a partir do conteúdo debatido no Projeto “Sala de Leitura: um foco nos temas transversais”, e nas aulas da disciplina Língua Portuguesa, ministradas pela professora Tânia Monteiro.


Diagnóstico - “Nós verificamos que o ensino da Língua Portuguesa, assim como de outras disciplinas, não pode ser efetuado de forma dissociada, distante do contexto no qual está inserido o estudante. A Língua Portuguesa dialoga com todas as áreas da sociedade, em particular com a questão ambiental, e essas duas áreas estão muito presentes no dia a dia da escola. Assim, os estudantes fizeram um diagnóstico do que vinha ocorrendo na escola, como carteiras, portas, cadeiras, janelas depredadas, poluição sonora com celulares nos corredores perto das salas de aula e a questão do lixo”, ressaltou a professora.
A partir desse diagnóstico, os estudantes começaram a agir. Eles se reuniram e confeccionaram anúncios publicitários, trabalhando os conceitos e práticas desse gênero de texto. Além dos anúncios, os alunos anunciaram a campanha, visando conscientizar os colegas de escola para contribuírem com a preservação do ambiente escolar. Tânia Monteiro destacou que, “quando não se quebra uma carteira ou cadeira em uma escola, está se preservando a floresta, porque não se precisará repor cadeiras e carteiras feitas de madeira”.
Adesões - Durante o lançamento da campanha, os estudantes percorreram as salas de aula e outras dependências da escola para sensibilizar alunos, professores, gestores e funcionários sobre a importância da campanha. Mas como adianta a professora, “outras turmas de alunos e professores, vendo essa mobilização, já estão aderindo à campanha, o que é muito bom para a escola”.
A campanha tem o aval da diretora Margareth Andrade e a adesão dos professores Adilson Cordeiro, Lucimar Moraes e Tarcilene Reis, que trabalham a temática em suas turmas de Ensino Fundamental e Educação Especial. Os estudantes usam as redes sociais para divulgar a campanha, enfatizando que todos ganham com um ambiente escolar saudável.
Alguns dos anúncios publicitários feitos pelos alunos podem ser conferidos no blog da Escola “Maroja Neto”: http://escolaestadualmarojaneto.blogspot.com.br/
Silvia Leão
Secretaria de Estado de Educação
 
VEJA MATÉRIA COMPLETA: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=106249

Nenhum comentário:

Postar um comentário