terça-feira, 11 de abril de 2017

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos lançarão livro de crônicas na Feira do Livro





Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maroja Neto Lançarão na Feira Pan Amazônica do Livro um livro chamado “Crônicas do Lugar Onde Vivo”, onde os estudantes relatam vários histórias e acontecimentos que marcaram as suas vivências em vários pontos de Belém, inclusive na escola.

O livro é resultado de uma série de crônicas que foram escritas por alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos para participarem da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa em 2016. Como o resultado e o conteúdo dos textos foi bem recebido pelos professores a escola resolveu reunir as 15 principais crônicas e lançar um livro sobre esse trabalho realizado pelos estudantes.





Segundo a professora Tânia Monteiro, de Língua Portuguesa, os estudantes conseguiram eles conseguiram captar detalhes de um cotidiano que muitas vezes passam despercebidos para quem tem contato permanente com esses locais e que ao ampliar esse olhar, os discentes não enxergaram apenas o espaço urbano propriamente dito, mas sobretudo, as pessoas que fazem parte dele, proporcionando uma leitura muito prazerosa, nos remetendo a situações que nos deparamos no dia a dia e que de alguma forma podem fazer parte da vida de qualquer pessoa.

“Estamos muito felizes em poder compartilhar esse trabalho com todos e mostrar que o Ensino da Língua Portuguesa pode ser muito prazeroso e ter muitos resultados bons, sair da sala de aula e ganhar outras dimensões, os textos não podem ficar parados esperando apenas a correção dos professores, incentivando a escrita e formando leitores e escritores proficientes”, destacou Tânia Monteiro.


Dona Francisca Nascimento é a escritora mais experiente da turma, tem 72 anos, ficou durante muito tempo fora da escola e em sua crônica “A Escola é Meu Lugar” relata que é muito feliz na escola, onde realizou muitos sonhos e pode apreciar muitas coisas boas. Francisca também disse que nunca havia ido a Feira do Livro, no ano de 2016 visitou a feira junto com outros alunos da escola e ficou encantada com o universo dos livros e este ano vai como escritora.




“Estou muito contente, sempre ficava curiosa pra saber o que tinha de tão especial na feira do livro, pois meus netos ficam muito animados para ir. No ano passado pude apreciar como aluna e participar de todo aquele encantamento e este ano vou como escritora, até vou autografar os livros”, disse sorrindo a aposentada.




A estudante Lindiane Lima, 35 anos, também disse que está muito feliz por ter o seu texto apreciado por outras pessoas. Em sua crônica “E o tempo passa...” Lidiane fala um pouco sobre o bairro onde mora, como gosta do lugar e que o tempo muda muita coisa, mas as situações continuam sendo as mesmas. “Eu fiquei surpresa ao saber que a minha crônica havia sido selecionada, estava há dez anos fora da escola e já poder participar de um projeto como esse tá a sendo muito especial”.

Os alunos lançarão o livro no dia 1º de junho, de 19 as 21h, no estande da Seduc. Na ocasião, os discentes autores vão autografar o livro e conversar com os leitores sobre as histórias que inspiraram o trabalho. A Feira Pan-Amazônica do Livro 2017 acontecerá no período de 26 de maio a 4 de junho.






Eliane Cardoso


Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário