quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Depois de 10 anos, Maroja volta à avenida

Depois de dez anos sem participar do desfile escolar em comemoração à Semana da Pátria, a Escola Estadual "Maroja Neto" voltou a avenida com toda força e garra. Com o apoio do diretor, Adilson Cordeiro e coordenação das professoras Lucimar, Tânia, Odilene, Tocantins e Tarcilene, os alunos dos três turnos foram às ruas mostrar o trabalho e os projetos que são desenvolvidos pela Escola.
A seguir vejam a ordem dos pelotões:
PRIMEIRO
O primeiro pelotão a ser apresentar na avenida é formado por alunos das turmas do Ensino Fundamental menor, coordenado pela professora Lucimar Moraes. Os arcos formam o nome da Escola e os dizeres na faixa indicam a grande preocupação que o “Maroja Neto” tem em seu projeto político pedagógico: “Atingir a paz por meio da cidadania”. A roupa branca utilizada pelos alunos simboliza essa missão. Por meio do trabalho dedicado dos professores que atuam no ensino fundamental menor, a escola tem preparado seus alunos para que no futuro tenhamos um mundo mais justo, solidário e com oportunidade para todos.
SEGUNDO
O segundo pelotão é uma homenagem ao nosso país, por meio de um de nossos símbolos maiores: a bandeira brasileira. Coordenado pela professora Maria do Carmo Tocantins, o pelotão trata da imensa riqueza e da biodiversidade que temos, como o nosso ouro, as nossas florestas, o céu e a paz que todos nós queremos. À frente do pelotão, na sequencia da abertura do desfile, alunos levam as bandeiras da Escola "Maroja Neto", do Pará e do Brasil.
TERCEIRO
O terceiro pelotão traz os alunos atendidos pela Educação Especial por meio do AEE.- Atendimento Educacional Especializado. A escola é uma das poucas do bairro da Pedreira que mantém esse serviço, promovendo a inclusão social por meio de atividades diversas, num trabalho dedicado dos docentes que atuam nessa área.

QUARTO
O quarto pelotão, coordenado pelas professoras Tânia Monteiro e Tarcilene Reis, mostra o trabalho desenvolvido na Escola “Maroja Neto” pelo espaço pedagógico Sala de Leitura/Bibloteca por meio do projeto: “Um foco nos temas transversais”. Além de levar ao conhecimento dos alunos os clássicos da literatura, as nossas lendas e mitos e outros gêneros textuais importantes, a Sala de Leitura trabalha também com os temas transversais, dando oportunidade aos discentes de debater temas atuais que estão no dia-a-dia da sociedade. Desta forma, temas como Meio Ambiente, Divisão do Pará, Combate à Pedofilia, Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Não à Violência, Preservação do Espaço Escolar, Educação Ambiental, Pluralidade Cultural e outros estão presentes no cotidiano da escola. Com isso o referido espaço pedagógico incentiva o gosto pela leitura e a escrita e contribui com a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres como prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e como exige o mundo atual.
QUINTO
O quinto pelotão é do projeto “Mais Educação”, coordenado pela professora Odilene Alves Pereira. O projeto desenvolve uma série de atividades no contraturno escolar, permitindo uma educação quase que em tempo integral aos alunos. Xadrex, dança, letramento, judô, música, caratê são apenas algumas das oficinas oferecidas pelo projeto aos discentes. O projeto tem contribuído para melhorar o desempenho escolar dos aluos, assim como tem permitido a prevenção da violência por meo da cidadania.
SEXTO -O sexto pelotão da escola “Maroja Neto” traz os alunos de todas as séries e turnos: do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos. É o pelotão da farda em que os alunos levam no peito o orgulho de pertencer a esse estabelecimentode ensino que tem proporcionado a muitos alunos a chegada a uma universidade, por meio do esforço e do compromisso dos seus docente em assegurar um ensino de qualidade ao seu público alvo.
SÉTIMO - E para fechar o desfile da Escola Estadual “Maroja Neto” se apresenta na avenida os pais de alunos e a comunidade que em um trabalho integrado vem ajudando a direção, os professores e todo o corpo técnico da escola a construir um processo de ensino aprendizagem baseado em uma cultura de paz e em prol da formação dos alunos para a cidadania. Como o Pará, vive um momento importante em sua história, a comunidade manifesta na avenida o desejo do povo paraense: de não dividir o Estado, mantendo o Pará inteiro, forte e íntegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário