terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Alunos lançam coletânea de poemas sobre Belém!



Desde o mês de outubro, alunos do turno da noite da Escola "Maroja Neto" - turmas 401, 402 e 102 - estão empenhados em escrever textos em prosa e em verso sobre Belém, capital paraense que completa neste mês de janeiro 400 anos de fundação. Nos textos, os discentes abordaram vários temas: saneamento, meio ambiente, pontos turísticos, gastronomia, vida nos distritos e também o seu amor pela cidade, tanto com um olhar crítico como pela voz do coração. A produção em prosa está afixada no mural de entrada da escola. Já os poemas integram uma coletânea que será lançada nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, à comunidade escolar. Os alunos irão recitar os seus textos e uma banca de professores irá avaliar qual melhor simboliza a cidade nesse aniversário. Os melhores poemas serão premiados. A programação inclui ainda degustação de comidas típicas, apresentação de vídeo e música.

Abaixo alguns dos poemas produzidos pelos alunos:





BELÉM EM POESIA


MOSQUEIRO

Mosqueiro de praias de água doces

Da missa da igreja

De domingo ensolarado

De manhã aconchegante

Do café com tapioquinha na praça

Fim de semana sempre tranqüilo e feliz

Mosqueiro do Chapéu Virado

Ariramba e Murubira

De paisagem exuberante

Minha bucólica sempre!

(Regina Célia de Souza – Turma 401 – Noite)



CIDADE BONITA



Belém, cidade bonita que falta ser limpa

Lugar para morar

Só com muita união e Educação

Para a população poder apreciar

Ruas limpas com casas e calçadas

Sem nada de lixo

Ficaria muito bom

Se todos fizessem sua parte

Fazendo de Belém uma cidade melhor!



(Shirley da Conceição – Turma 402 – Noite)



BELÉM, CIDADE DAS MANGUEIRAS


Belém, cidade das mangueiras

De lindas paisagens

De povo hospitaleiro

Belém, capital da Amazônia

Que nos faz inspirar

Belém, cidade abençoada pelo

Círio de Nazaré

Belém, do povo que posta a sua fé

Belém, cidade criança

Seu povo nunca perde a esperança

De dia melhores

Belém, cidade do povo que adora dançar

Belém, cidade que cresce às margens da baía do Guajará



(Renata Mendonça – Turma 402 – noite)



SAÚDE DE BELÉM



Em um mundo em que vivemos

Não existe mais paz

Tanta violência que nem acreditamos mais

Por causa disso

Muitos têm medo de sair de casa

Por que tanta violência e dor?

Não aguentamos mais

Em um mundo em que vivemos

Já basta o que estamos passando

Pessoas morrendo

Nos corredores dos hospitais

Por falta de atendimento

Essa situação de Belém

Tem que acabar e nós não acreditamos mais



(Rayane Costa – Turma 402 – Noite)



MINHA BELÉM


Belém, Belém me encanta por ser tão bela

Minha Belém, cidade que me conduz

Cidade que me faz feliz

Como és maravilhosa

Que a cada dia cresça mais e mais

Parabéns, Belém! Aniversário você faz!



(Rayane Costa – Turma 402 – Noite)



LINDA BELÉM!



Que cidade linda

Que cidade bela

Cidade que encanta

A todos que vem a ela

Cidade elegante

Cidade da mangueiras

Cidade que enche o povo de fé

No Círio de Nazaré!



(Rayssa Pinheiro – Turma 102 – Noite)







TERRA MORENA

Belém, terra morena

De Beleza

Com as maravilhas que tu tens

O dia vai, a noite vem

Quando chega a noite

Por que não ir passear?

Dar uma volta por aí

Ir ao Ver-o-Rio ou

Até mesmo tomar um tacacá

Belém tem tantos lugares bonitos

Para levar as crianças

Ao bosque para ouvir o

Canto dos passarinhos

Vá ao Ver-o-Pêso também

Lá tantas coisas boas têm

Tem pratos típicos que

Podem matar teu desejo.


(Edielson dos Santos Barbosa – Turma 401 – Noite)


TERRA DE RIQUEZAS



Belém do Pará, capital da Amazônia

Terra de riquezas e cultura

Sol, luar e muitas comidas

Como a maniçoba e o vatapá

Belém, terra de Nossa Senhora de Nazaré

Festa conhecida como o Natal dos paraenses

Cheia de lugares turísticos

Como a Casa das 11 janelas e o hangar

Cheia de cultura e riqueza

Terra do carimbó e do tacacá

Minha linda, Belém do Pará!



(João Vítor da Silva Correa- Turma 401 – Noite)



AMO BELÉM

Hangar, aldeia amazônica

Lugar de acontecimentos esplêndidos

Ver-o-Pêso, orla, cidade folia

Talvez aqui tenha o que você precisa

É só andar em Belém

Que você encontrará

Toda essa magia!



(André Luiz Araújo da Silva – Turma 402 – Noite)


MINHA BELÉM



Raiou o sol, bela manhã de domingo

Cheiro de café

Dou um passo e bocejo

Vou para a cozinha e encontro uma linda mulher

Agradeço a Deus, dou um cheiro e faço cafuné

Domingo que vem é a minha vez de fazer

O café, a tapioca com a manteiga

Cuscuz de arroz com queijo do Marajó

Nascer em Belém e crescer com saúde

Conhecendo a cultura de Belém

O carimbó, o samba e o carnaval

( Jucinete Santos – Turma 401 – Noite)



BELÉM...

Hoje o dia está tão lindo

O sol queima o asfalto

Mais tarde na mesma cidade

A chuva vem

Molhando o corpo e lavando a alma

Pra rua eu vou

Vou pegar manga

E logo depois comer com sal

Tem também o açaí

Em seguida, a barriga pesa

E aí vem a vontade de dormir

Em outubro é mais lindo ainda

Tem o Círio, comemoração da mãezinha

Os fiéis enchem as ruas em mar

Nesse mar eu quero me afogar

Belém, como não te mar?



(Giselly Lúcia – Turma 401 – Noite)


NAVIO PALHOÇA

O jovem antigo

De eterna agonia

Quem diria que nossas ruas sobreviveriam outras vidas?

Seus gritos ecoam, nosso suor de agora seriam seu sempre

Divinizados nas memórias dos que ainda ousam crer

Somos de muitos povos, mas essa é a nossa terra

A esperança? Um navio ancorado nas águas da morte.

(Gabriel Bosco – Turma 102 – noite)


BELÉM, CIDADE ABENÇOADA

Belém, cidade em que nasci

Cidade que eu cresci

Não trocaria minha cidade por nenhuma outra

Ouço pessoas dizendo que gostariam de morar nos Estados Unidos,

Na França e até mesmo no Japão

Mas não pararam para pensar

Belém é uma cidade linda, de cultura e tradição.

É abençoada por Deus

E eu agradeço a Deus por ter nascido aqui

Cidade maravilhosa!

(Fernanda Larissa – Turma 102 (noite))



MINHA BELÉM

Minha Belém, amada e querida

Adorada por todos, adorada!

Belém, cidade das mangueiras

De comidas e danças típicas

Que agrada moradores e muitos turistas

Praças lindas que encantam

Com suas mangueiras bem cuidadas e centenárias

Quem conhece Belém fica encantado

Aqui tudo é maravilhoso

Belém, nossa Belém

Visitada por muitos

Maravilhada por todos!

(Anderson Marco Monteiro – Turma 102 – noite)


BELÉM, 400 ANOS

Cidade das mangueiras,

Lindas ruas verdejantes

De matos e rios ao seu redor

Que passado que tu tens

De cabanagem e Belle Epóque

De lutas e riquezas

Que tu conheces tão bem

Hoje tão desprezada

Tal mal reconhecida

Quem te vê agora Belém

Não dá o valor que tu tens

(Maria Lúcia Ramos da Silva – Turma 102 – Noite)



BELÉM MINHA BELÉM

Belém, cidade das mangueiras

De muita chuva e amor

Terra do tacacá e do açaí

Belém minha Belém

Como é linda a tua cultura

Do Carimbó, do Siriá e da grande procissão que é o Círio de Nazaré

Que muitos turistas vêm de longe para prestigiar

Belém cidade maravilhosa

Teus pontos turísticos encantam

Forte do Castelo, 11 janelas e Mangal das Garças

Belém minha Belém

Cidade acolhedora, amada por todos

Belém querida Belém!



(Ayda da Costa Lima – Turma 102 - Noite)

POEMA PARA BELÉM


Belém 400 anos, és graciosa

Nos anos és vitoriosa

Na terra, bela para os olhos

No norte, encantadora

Belém me fala de sua

Terra amada das chuvas da tarde

Bela majestosamente

Minha Belém!



(Ricardo Braga – Turma 102 – Noite)


MINHA TERRA



Belém, minha terra pequena

Minha linda morena que trabalha

Para os amados e queridos que se levantam para

Saúdar a sua terra

Belém do Pará, nunca te deixei de lado

Com seus lindos rios que jorram água sem parar

E que chegam a palpitar meu coração

Chego a sonhar com tantas coisas lindas

Que só tem em Belém do Pará



(Larissa Saldanha Soares – Turma 401 – Noite)






Nenhum comentário:

Postar um comentário