Filosofia da escola: "Construir uma cultura de paz em que crianças e jovens possam aprender a conhecer, a fazer, a viver junto com o outro e a ser".
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Mais atividades sobre Educação Ambiental
Registro das atividades realizadas na Biblioteca/Sala de Leitura (tarde) com os alunos do Fundamental menor: leitura e desenho sobre a temática ambiental. A estagiária de Pedagogia, das Faculdades Ipiranga, Valéria Tatiana Neves, conheceu e participou do trabalho.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Vários projetos são realizados no "Maroja Neto" no mês de novembro
Projeto Feira da Consciência
Vários projetos foram realizados na Escola Estadual "Maroja Neto", no mês de novembro: "Feira da Consciência", "Preservação do Espaço Escolar" e "Boas Maneiras". O primeiro envolveu uma série de ações buscando conscientizar os alunos sobre várias questões do dia a dia, como, por exemplo, a importância da paz. Os alunos grafitaram o muro da escola e participaram de atividades relacionadas à música e confecção de cartazes.Foi desenvolvido pelos professores e alunos do turno da tarde.
Já o projeto de "Projeto de Preservação do Espaço Escolar" foi uma campanha publicitária destinada a levar os alunos a abraçarem uma causa: a de preservação do espaço escolar e o combate à violência. O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar pelos professores do projeto "Sala de Leitura: um foco no tema transversal" e o AEE, abrangendo tanto o turno da tarde como da noite. Os anúncios publicitários foram afixados e distribuídos na escola como forma de envolver a comunidade escolar na causa, além de outras ações.
Outro projeto foi o de "Boas Maneiras" que se somou ao de Preservação Escolar. Com a participação dos professores do AEE e do Fundamental Menor buscou orientar os alunos sobre regras de boas maneiras em casa e no espaço escolar. Desenvolvido no turno da tarde.
A diretora Margareth Andrade apoiou os projetos.
Alunos recebem os "anúncios publicitários" do projeto de Preservação do Espaço Escolar
Alunos com os "anúncios" do projeto de Preservação do Espaço Escolar
sábado, 1 de novembro de 2014
Alunos em defesa de uma causa: preservação do espaço escolar
Alunos das turmas 402 e 102, do turno da noite, percorreram as instalações da Escola para mobilizar os demais alunos para que se envolvam em uma causa: a preservação do espaço escolar, oportunidade em que conversaram sobre a importância de manter a escola limpa, de evitar músicas em volume alto nos celulares (poluição sonora) e brigas, de desperdiçar merenda, entre outros. Na ocasião, eles fixaram em cada sala o anúncio publicitário que produziram nas aulas de Língua Portuguesa e, ainda, doaram lixeiras para que todos joguem o seu lixo no lixo. Além do incentivo à preservação do Meio Ambiente, a ida dos alunos de sala em sala serviu para que eles desenvolvessem o processo de oralidade em uma situação real de ensino, como preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A atividade faz parte do projeto: "Gênero Textual Anúncio Publicitário: Ensino, Persuasão e Meio Ambiente", desenvolvido pela professora Tânia Monteiro. Outros professores também estão abraçando a causa trabalhando a temática com os seus alunos, como os professores Lucimar Moraes, Tarcilene Reis e Adilson Cordeiro.
De sala em sala, alunos falaram da importância de preservação do espaço escolar.
Assinar:
Postagens (Atom)