Da Redação
Agência Pará de Notícias
Alunos da Escola Estadual “Maroja Neto”, do bairro da Pedreira, em Belém, que no ano passado participaram do projeto Câmara Mirim, da Câmara Federal, em Brasília, apresentaram, neste domingo, 1º de junho, no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, a experiência de terem sido “deputados por um dia” aos visitantes do evento. Na ocasião, os estudantes – do Ensino Fundamental e Médio – dividiram as suas impressões sobre o parlamento brasileiro e tiraram dúvidas dos participantes da Feira.
Aos 15 anos, a estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Vitória Rodrigues, era uma das mais empolgadas na atividade. Ela conta que sempre gostou de política e, a experiência na Câmara Federal, em Brasília, só fez ratificar o desejo, que teve desde cedo, de seguir essa carreira. “Foi muito interessante porque, antes de viajarmos para Brasília, tivemos três meses de preparação, com aulas específicas sobre o trabalho dos nossos parlamentares. Para mim, que sempre gostei do tema, foi muito importante. Eu já tinha visitado, aqui mesmo, em Belém, a Assembleia Legislativa do Estado e Câmara de Vereadores. Estar na Câmara Federal foi mais um passo para consolidar ainda mais a minha vontade de seguir esse ramo”, destaca.
O pequeno Reycon Gaspar, de 11 anos, também manifesta essa vontade. Aluno da sexta série, ele diz que o gosto pela política vem de família, já que seu pai e seu avô desenvolvem atividades nessa área. “Pude aprender como são feitas as leis do país, como me comunicar e conviver melhor com as pessoas. Sem dúvida, foi uma excelente experiência, que quero levar para a minha vida toda”, explica, com jeito de gente grande.
Já a adolescente Katlyn Cunha, de 13 anos, que cursa a sétima série, lembra que o interesse pelo tema não era tão grande assim, até se envolver no projeto que a escola abraçou. “Quando eu soube que a escola tinha sido selecionada para o projeto, resolvi colher mais informações e participar. A ida à Brasília foi sensacional, fomos muito bem recebidos pelos parlamentares. Como ‘deputada mirim’ tive a chance de defender um projeto e aprendi muito com isso”, lembra a jovem, referindo-se ao projeto “Cinema para todos”, que obriga os cinemas de todo o País a dedicarem uma tarde por mês à exibição de filmes para crianças carentes.
Como fruto dessa participação, a Escola foi contemplada, pelo governo federal, com um kit de cinema, que inclui equipamentos, formações e acervo de filmes. “O objetivo desses projetos, voltados para crianças e adolescentes, é desenvolver o sentido de cidadania, fazer com que eles entendam como funciona o parlamento brasileiro e torná-los, portanto, cidadãos mais conscientes”, ressalta Célia Queiroz, do grupo que trabalha a integração entre a Câmara Federal e a sociedade. Juntamente com uma equipe do Senado Federal, ela está em Belém para divulgar as ações da Câmara na Feira Pan-Amazônica do Livro e aproveitou para acompanhar a apresentação dos alunos do “Maroja Neto” no evento.
Elck Oliveira
Secretaria de Estado de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário