segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apoio para a implantação de uma horta escolar. Envolva-se!



No ano passado, por ocasião da Conferência Municipal Infanto Juvenil do Meio Ambiente, a Escola "Maroja Neto" apresentou o projeto "Merenda Sustentável", com o objetivo de implantar uma horta na escola e contribuir para a melhoria da merenda escolar dos discentes, além de servir como campo de estudo na área da Educação Ambiental.
O projeto foi defendido pela aluna Keyse Valena, do turno da tarde, durante evento na Escola Bosque, em Outeiro. O projeto foi aprovado pela Conferência Infanto Juvenil realizada no Maroja Neto, com a aluna sendo eleita para representar a escola no evento municipal.

Este ano, a intenção da direção da escola é tornar realidade o projeto e, para isso, vem buscando apoio de órgãos públicos, organizações não governamentais e da comunidade escolar em geral para implantar a horta. Técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) e da Ong No Olhar já estiveram na escola conhecendo as instalações e indicando possíveis locais para a implantação do projeto. É também intenção envolver os monitores e alunos do "Mais Educação" para ajudar no acompanhamento da instalação da futura horta.   
 
Também este mês, por iniciativa do projeto "Sala de Leitura, um foco nos temas transversais", do turno da tarde, será iniciado um trabalho com o gênero textual "Anúncio Publicitário' em que alunos serão estimulados a desenvolver uma campanha publicitária em busca de apoio para a implantação da horta e para preservação do espaço escolar e contra a violência. O projeto tem o apoio da direção  e de professores do AEE, da Educação Especial, buscando também envolver os demais professores e a comunidade escolar em geral, inclusive o Conselho Escolar.

Para a implantação da horta, a direção, juntamente com os professores parceiros dos três turnos, está em busca de novos apoios, inclusive para conseguir o material necessário para o projeto. Por isso, quem quiser doar sementes, mudas, terra e equipamentos, a parceria é muito bem-vinda. É só procurar a diretora Elzineide Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário