No ano passado, por ocasião da Conferência Municipal Infanto Juvenil do Meio Ambiente, a Escola "Maroja Neto" apresentou o projeto "Merenda Sustentável", com o objetivo de implantar uma horta na escola e contribuir para a melhoria da merenda escolar dos discentes, além de servir como campo de estudo na área da Educação Ambiental.
O projeto foi defendido pela aluna Keyse Valena, do turno da tarde, durante evento na Escola Bosque, em Outeiro. O projeto foi aprovado pela Conferência Infanto Juvenil realizada no Maroja Neto, com a aluna sendo eleita para representar a escola no evento municipal.
Este ano, a intenção da direção da escola é tornar realidade o projeto e, para isso, vem buscando apoio de órgãos públicos, organizações não governamentais e da comunidade escolar em geral para implantar a horta. Técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) e da Ong No Olhar já estiveram na escola conhecendo as instalações e indicando possíveis locais para a implantação do projeto. É também intenção envolver os monitores e alunos do "Mais Educação" para ajudar no acompanhamento da instalação da futura horta.
Para a implantação da horta, a direção, juntamente com os professores parceiros dos três turnos, está em busca de novos apoios, inclusive para conseguir o material necessário para o projeto. Por isso, quem quiser doar sementes, mudas, terra e equipamentos, a parceria é muito bem-vinda. É só procurar a diretora Elzineide Guimarães.