quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Alunos do Pará representam o Estado no Câmara Mirim 2013





Dez estudantes da Escola Estadual Maroja Neto foram ontem os representantes do Estado do Pará no programa Câmara Mirim 2013. Foi a primeira participação de uma escola da região amazônica nos oito anos de história do programa educativo promovido pelo Plenarinho, que simula uma sessão ordinária no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Por três horas, os alunos do ensino fundamental atuaram como a bancada federal do Pará, debatendo e votando três projetos de lei selecionados entre todos os projetos enviados por estudantes de várias partes País. Os projetos aprovados pelos deputados mirins foram: "Arborização Minha Casa Minha Vida"; "Inclusão do açúcar na tabela nutricional dos alimentos" e "Cinema para alunos".


"Foi uma experiência única, que servirá para minha vida inteira. Me ajudará muito na minha formação cidadã", destacou a deputada mirim Jennifer Adriane Borges, 12 anos, que recebeu muitos aplausos ao relatar o projeto que prevê que os produtores de alimentos passem a informar no rótulo a quantidade de açúcar existente nos produtos. No parecer defendido na tribuna, Jenifer argumentou que "essa é uma tentativa de avisar para a população o quanto há de açúcar nos alimentos, para que ela perceba que alguns não devem ser ingeridos em grandes quantidades, sob risco de causarem problemas sérios de saúde."

O projeto também foi defendido no plenário por Reycon Oliveira, 11 anos, que não escondeu a emoção de estar participando do projeto. "Em primeiro lugar, posso dizer que o Plenarinho enriqueceu o meu conhecimento sobre as Leis e, principalmente, sobre como funciona a Casa Legislativa. Foi muito importante para mim, uma oportunidade única. Foi muito bacana participar e foi uma responsabilidade muito grande para mim. Com certeza, vai ajudar muito o meu futuro."




Outra parlamentar mirim do Pará muito elogiada foi Katlyn Huana Ribeiro Cunha, 12 anos, que defendeu na tribuna o projeto que obriga os cinemas de todo o País a dedicar uma tarde por mês à exibição de filmes para crianças carentes, previamente cadastradas. Ela destacou o orgulho de estar representando o Pará em Brasília. "Fiquei bem nervosa, ansiosa, emocionada e com muito orgulho de estar aqui e representar o meu Estado. Porque as pessoas veem o Pará sem muita importância, mas para mim ele é muito importante", destacou.


Marcos Mateus Bonneterre da Silva, 12 anos, também cobrou respeito com o Estado do Pará e deixou um recado para os políticos no Congresso Nacional. "Alguns parlamentares se preocupam com o nosso Estado, mas alguns dão as costas para a saúde, com o bem-estar da população. Eles esquecem que é o povo que os coloca aqui para nos representar. A vida no Pará está escassa, tem muita gente sofrendo, principalmente pela falta de segurança, educação... O Pará não pode ser esquecido e merece a atenção, um cuidado especial", alertou.


Junto ao grupo de aluno, também viajaram para Brasília a diretora da escola, Elzineide Guimarães; a professora de Língua Portuguesa, Tânia Monteiro; e a professora de educação especial, Lucimar Moraes. Para elas, a experiência foi uma grande aula prática de cidadania. "Outro destaque foi a questão de desenvolver neles esse processo da oralidade. Eles começaram tímidos, devagar e acabaram me deixando com muito orgulho. Eles deram um show na semana passada na Câmara Municipal de Belém e agora um novo espetáculo defendendo esses projetos de assuntos de interesse do País. Falaram muito bem e fazem questão de em todos os lugares passarem o que aprenderam. Isso me deixa muito emocionada", ressaltou a professora Tânia.


A diretora também destacou que os alunos cativaram a todos e foram muito bem acolhidos na capital. "Além deles estarem vivendo um momento novo, eles receberam muito carinho. Nossa escola fica no bairro da Pedreira, e nós, como educadores, precisamos ter esse olhar de carinho. É importante ressaltar o apoio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-PA), que garantiu passagem aérea para todos eles. Algumas escolas, de outros Estados, não vieram porque não tiveram apoio das secretarias estaduais. Além disso, tivemos apoio de muitos parceiros, de outras escolas", disse.


Os outros alunos do Pará que participaram do programa foram Vitória Caroline Rodrigues Araújo, Keise Valena Gomes Barbosa, Samara Glaucione Bonneterre da Silva, Adassa Karin dos Santos Garcia, Jakeline Lúcia Tavares Silva, Luz Marina Dias Monteiro e Tamara Araújo - aluna voluntária, do ensino médio. No período da tarde, eles ainda foram recebidos nos gabinetes pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e os deputados Lúcio Vale (PR-PA), Cláudio Puty (PT-PA) e Nilson Pinto (PSDB-PA).

por Thiago Vilarins, da Sucursal Brasília - PORTAL ORM
Fotos: Fabiano Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário