terça-feira, 30 de junho de 2015

Histórias em quadrinhos auxiliam no aprendizado da língua inglesa




Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 30/06/2015 16:15:00


Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Maroja Neto”, na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, aprendem o idioma inglês de uma forma curiosa: por meio de histórias em quadrinhos criadas em computador. A ideia é do professor da disciplina, Anselmo Fernandes, que criou um ambiente acolhedor entre os estudantes, provocando interesse de meninos e meninas pelas aulas. Em sala de aula, Anselmo utiliza textos e imagens para passar o conteúdo aos estudantes.

Nas histórias em quadrinhos, que foram criadas por meio de um aplicativo de celular, os estudantes têm acesso a aspectos da gramática da língua inglesa e também treinam a pronúncia e audição relacionadas a esse idioma.

A aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, Graciane Souza, conta como essa prática pedagógica melhorou o seu aprendizado. “Eu gosto muito das aulas, porque aprendo com maior facilidade e de uma forma descontraída, diferente do modelo tradicional de aula. Desse jeito, nós estamos interagindo, falando, é bem mais didático”, relata.

“Essas ferramentas tecnológicas fazem os estudantes terem mais interesse pelo inglês e deixam o ensino mais interativo. Usamos essas ferramentas para deixar o aprendizado mais fácil”, explica Anselmo Fernandes.

Como informa a vice-diretora da escola, Vivian Priante, as aulas ocorrem dentro da Biblioteca/Sala de Leitura, equipada com computadores que auxiliam nas aulas. “A escola oferece toda a infraestrutura e horários necessários para que essa ação pedagógica ocorra e contribua com a aprendizagem do idioma pelos estudantes”, finaliza Vivian Priante.

Eduardo Rocha
Secretaria de Estado de Educação


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alunos conhecem obra de Clarice Lispector no espaço pedagógico.


Alunos do "Maroja Neto" adoraram o texto intitulado "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector. A obra trata do amor pelos livros, mas também trata da inveja, arrogância, maldade, das diferenças sociais e tantos outros temas. A conversa foi muito boa no espaço pedagógico Sala de Leitura/Biblioteca.

CONHEÇA A OBRA E A AUTORA:

Felicidade clandestina - Clarice Lispector

Clarice Lispector
O Primeiro Beijo
São Paulo, Ed. Ática, 1996


Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme; enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.

Alunos participam de atividades de leitura e de análise linguística em espaço pedagógico






Alunos das escola "Maroja Neto" em atividades na Biblioteca/Sala de Leitura. Eles fizeram a consulta a dicionários para conhecer o significado das palavras e, ainda,  de leitura de contos literários. Turmas do ensino fundamental maior e de classe especial estiveram no espaço pedagógico, no turno da tarde.


quinta-feira, 28 de maio de 2015

ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA E-LEGIS, DA CÂMARA FEDERAL, SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL "MAROJA NETO" NO PROGRAMA CÂMARA MIRIM, EM BRASÍLIA

ORALIDADE E CIDADANIA: ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL “MAROJA NETO”, DE BELÉM (PA), GANHAM VOZ E VOTO NO PROJETO CÂMARA MIRIM

Tânia Regina do Nascimento Monteiro

Resumo


Relato e análise da experiência de estudantes de Belém (PA) no projeto Câmara Mirim, promovido pela Câmara dos Deputados. Mostra a contribuição do projeto na formação política e no desenvolvimento da competência linguística dos discentes, a partir da escrita e da oralidade, usando a língua como prática social e exercício de cidadania, fora do espaço físico da sala de aula. O projeto colocou os alunos em contato com diversos gêneros textuais e com o Parlamento em um contexto real e de interação. Os estudos foram baseados em bibliografias sobre gêneros de texto e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN).

Palavras-chave


Língua Portuguesa; Cidadania; Oralidade; Produção Textual; Prática de Ensino.

Texto completo:

PDF


http://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/202

quinta-feira, 26 de março de 2015

Maroja Neto terá novo uniforme

A Escola "Maroja Neto" terá novo uniforme e a nova logomarca foi produzida pelos próprios alunos. Durante uma semana, eles tiveram a oportunidade de desenhar qual a logo que gostariam na nova camisa. Muitas propostas chegaram e agora uma comissão vai escolher a que vai ser colocada no uniforme. A escolha será feita por professores, servidores, alunos e comunidade externa.Vamos aguardar!!!!Mais informações com a vice-diretora Viviam Priante.