terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Império Pedreirense leva samba à Escola “Maroja Neto”

Integrantes da bateria da escola “Embaixada do Samba Império Pedreirense” farão nesta quarta-feira, 15, a partir das 15 horas, uma apresentação na Escola Estadual “Maroja Neto”, como parte da programação que iniciou no dia 30 de janeiro, na Sala de Leitura/Biblioteca, abordando os carnavais do passado e do presente, de Belém, do Pará e do Brasil.
A escola de samba, tradicional do bairro da Pedreira - o mesmo onde fica localizada o colégio - apresentará uma mostra dos sambas enredos que já fizeram os carnavais da agremiação, além de animar o baile carnavalesco que irá premiar a melhor fantasia. “A presença da Império Pedreirense representa a culminância do trabalho desenvolvido no “Maroja Neto” para mostrar aos nossos alunos a origem e a importância dessa manifestação popular à nossa cultura”, ressalta o diretor Adilson Cordeiro.

Durante dez dias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a origem da festa e assistir a vídeos sobre os carnavais do Brasil. A iniciativa foi dos projetos "Sala de Leitura: um foco nos temas transversais", “Sala de Vídeo” e Biblioteca, com o apoio da direção e da coordenação pedagógica. Após as palestras foram incentivadas atividades de leitura e, ainda, a confecção de máscaras, em parceria com as professoras Lucimar Moraes e Maria do Carmo Tocantins. As máscaras estarão em exposição em um amplo painel no hall de entrada do colégio.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Escola "Maroja Neto" promove debate sobre os carnavais de Belém e do Brasil

Os antigos carnavais de Belém e do Brasil estarão em debate durante dez dias na sala de leitura/biblioteca da Escola Estadual "Maroja Neto", localizada no bairro da Pedreira, em Belém. Por meio de palestras e exibição de vídeos, os alunos vão conhecer a origem do carnaval e como as manifestações referentes à data ocorrem em Belém e no país. A programação iniciou dia 30 de janeiro e encerra no dia 15,  a partir das 14h30.

A iniciativa é do projeto "Sala de Leitura: um foco nos temas transversais" com o apoio da coordenação pedagógica, da biblioteca e do projeto Sala de Vídeo". Após as palestras serão incentivadas atividades de leitura e produção de textos, além da realização de uma oficina de confecção de máscaras, em parceria com as professoras Lucimar Moraes e Maria do Carmo Tocantins.

Para encerrar as atividades, foi programado um baile carnavalesco para o dia 15 de fevereiro, tendo como fundo musical os sambas que fizeram sucesso nos antigos carnavais de Belém. Na programação também está incluído um concurso de fantasias. "A programação é uma forma de debater com os nossos alunos a importância dessas manifestações populares à nossa cultura", afirma o diretor Adilson Cordeiro.